Sachê perfumado: Passo a passo de como fazer e dicas de uso
Sachês perfumados são uma ótima opção para deixar a casa bem aromatizada ou até mesmo dar de presente para alguém. Curioso sobre como fazer um? A gente vai te mostrar como abaixo!
Algumas utilidades do sachê perfumado
Além de serem ótimos aromatizadores de ambiente, os sachês perfumados também ajudam a prevenir o mau cheiro nos locais, como por exemplo gavetas ou guarda-roupas. Caso sejam feitos de flores ou especiarias, podem ajudar a atrair insetos benéficos para o ambiente, como borboletas, ajudando a controlar pragas.
Também podem ser usados como decoração, pendurados em cortinas, janelas ou qualquer outro lugar que você ache interessante. E claro, são ótimos presentes.
Sachê perfumado para guarda-roupa
Um sachê perfumado dentro do guarda-roupa pode ser uma ótima opção para manter as roupas cheirosas por mais tempo. Principalmente se seus armários e gavetas costumam ficar sempre fechados, pois o cheiro fica preso também.
Sachês perfumados no guarda-roupa também ajudam a proteger as peças de roupa. Por serem feitos de produtos naturais como flores secas ou especiarias, ajuda a afastar insetos que possam causar danos.
Para isso, é importante deixá-lo perto de onde ele possa ter contato com a roupa. Também pode deixá-lo no fundo do armário. Não esqueça de renovar o sachê perfumado do guarda-roupa a cada 6 meses, pelo menos, pois o cheiro pode se dissipar.
Sachê perfumado para gaveta
Além de combater os maus odores, dentro da gaveta, os sachês perfumados também ajudam a afastar insetos e até mesmo a melhorar seu humor, por conta do aroma. Os sachês perfumados dentro da gaveta também combatem a umidade, pois auxiliam na absorção de líquidos, evitando o mofo das roupas.
O sachê perfumado pode ser dado como lembrancinha
Sachês perfumados também são ótimas lembrancinhas e presentes de agradecimento, principalmente para festas como casamentos, aniversários, batizados e muito mais. Eles possuem baixo custo de produção e são personalizáveis, além de agradáveis e úteis. E caso sejam usados tecidos reutilizados na confecção, ainda se tornam sustentáveis!
Aprenda como fazer sachês perfumados
É claro que você pode fazer seus próprios sachês perfumados, e é muito fácil, você vai ver! Quem sabe, não pode até ser uma fonte de renda extra?
O que precisa para fazer sachê perfumado?
Para fazer seu sachê perfumado, você vai precisar de:
- Um pedaço de tecido de pelo menos 10 cm x 15 cm;
- Linha da mesma cor do tecido escolhido;
- Tesoura;
- 1 colher de sopa de materiais perfumados, como flores secas, especiarias, óleos essenciais e sachês de chá;
- Fitas, rendas ou botões decorativos podem ser opcionais.
Passo a passo para fazer o sachê perfumado
- Corte o tecido no tamanho desejado (10 cm x 15 cm). Você pode usar um molde para isso também, para garantir que fiquem do mesmo tamanho;
- Coloque os materiais perfumados no centro do tecido e dobre o tecido, de um jeito que os materiais perfumados fiquem no centro;
- Costure as laterais do tecido, mas deixe um pequeno espaço aberto para que você consiga virar o sachê do avesso;
- Vire o sachê do avesso e feche os pontos à mão. Verifique se os pontos estão bem firmes, para que o sachê não se abra facilmente depois;
- Se quiser utilizar rendas, botões ou fitas para decorar, fique à vontade!
Qual melhor tecido para fazer sachê perfumado?
O melhor tecido para fazer um sachê perfumado é o que tiver melhor caimento e qualidade. E principalmente, que sejam tecidos respiráveis, para que possam exalar os aromas dos materiais perfumados.
Os tecidos mais populares são: algodão, linho e cetim. Os dois primeiros são respiráveis, possuem bom caimento e são duráveis. Já o cetim é sintético, suave e brilhante, ou seja: uma ótima opção para sachês perfumados de decoração.
Porém, é importante considerar alguns fatores antes da escolha do tecido:
- O aroma dos materiais: alguns tecidos podem absorver ou reter alguns aromas melhor que outros;
- O tamanho do sachê: se for fazer sachês pequenos, utilize tecidos mais leves. Para sachês maiores, opte por tecidos mais pesados;
- O uso do sachê: se for usar o sachê perfumado para roupas, é bom que o tecido escolhido seja resistente.
Abuse da criatividade para criar sachês perfumados personalizados
Quanto mais personalizado um sachê perfumado, melhor ele fica. Coloque sua criatividade em prática pra isso.
Você pode criar formas diferentes para o sachê ou até mesmo usar outros materiais além de tecido, como feltro e papel. Se optar por tecidos mesmo, use e abuse dos estampados e coloridos. Experimente também misturar os tecidos para criar coisas diferentes.
Sachês em formato de coração e estrelas ficam bem bonitos! E claro, dão um ar personalizável e diferente também. Use uma mistura de óleos essenciais diferentes para criar fragrâncias personalizadas. Adicione ervas para deixar o aroma ainda mais profundo e intenso.
Aproveitando que estamos nessa vibe perfumada, difusores podem ser ótimos aliados para perfumar a casa, se quiser saber exatamente como funcionam, não deixe de conferir o passo a passo completo que montamos mostrando como usar difusor de aroma elétrico, assim sua casa fica sempre cheirosinha.