como fazer o perfume durar mais

Como fazer o perfume durar mais na pele com dicas fáceis

Já teve a sensação de passar um perfume e em alguns instantes, o cheiro simplesmente parece ter evaporado? Às vezes, pode acontecer. Pra você que gosta de estar sempre perfumado, vamos te ensinar como fazer o perfume durar mais na pele!

Aprenda como fazer o perfume durar mais na pele

Existe uma série de fatores que podem fazer o perfume fixar menos na sua pele. Mas dá pra você contornar isso! Anote as dicas a seguir:

1. Prefira perfumes mais concentrados para exalar mais

Devido a maior quantidade de óleos essenciais na composição e menor quantidade de álcool, os perfumes mais concentrados costumam exalar mais, já que a fragrância dos óleos é mais intensa e duradoura.

Normalmente, a concentração de óleos essenciais para exalar mais, fica em torno de 15% e 30%. Alguns perfumes mais concentrados também podem ter notas mais intensas e ricas em sua composição, além de ingredientes bases, que também são conhecidos como fixadores.

2. Evite desodorantes com cheiro

Usar desodorantes com cheiro pode acabar mascarando a fragrância do perfume, pois o cheiro do desodorante acaba sobressaindo mais. 

Além disso, alguns ingredientes químicos da composição do desodorante podem reagir com os componentes do perfume. Essa reação química pode diminuir a intensidade e a durabilidade do perfume.

O conflito de aromas pode resultar também em um cheiro não muito agradável e alterar a sua percepção de qualidade do perfume que estiver usando.

Para evitar isso, é recomendado que você use desodorantes sem cheiro ou produtos que sejam da mesma linha, já que as fragrâncias são feitas para complementar uma a outra. Você também pode aplicá-los separadamente. 

dicas para o perfume durar mais

3. Mantenha a hidratação da pele para o perfume durar mais

Uma pele seca costuma absorver fragrâncias mais rapidamente. Por isso, uma pele mais hidratada dá a sensação de que o perfume se fixa melhor. A hidratação da pele também faz com que ela segure melhor as moléculas de perfume e libere-as ao longo do tempo.

A hidratação da pele também realça as notas do aroma do perfume, pois suas moléculas interagem diferente com uma pele hidratada.

Não esqueça que para dar certo, é necessário que sua pele tenha absorvido completamente o hidratante antes de passar o perfume e evite friccionar excessivamente.

4. Não esfregue o perfume na pele quando aplicar

Esfregar o perfume ao aplicar pode afetar a durabilidade do cheiro por diversos motivos. Um deles é o fato de as moléculas do perfume se quebrarem ao serem friccionadas com força, deixando-as mais instáveis.

O excesso de atrito também pode irritar a pele. A ação abrasiva pode fazer com que o cheiro do perfume se evapore mais rápido.

Você sabia que esfregar o perfume na pele também pode mudar suas notas? Pois é! Ao realizar essa ação, as diferentes camadas do perfume podem ser liberadas de forma desigual, causando alteração na fragrância e no seu tempo de duração.

5. Guarde o perfume em local adequado

É claro que o armazenamento dos perfumes em local adequado ajuda eles a funcionarem melhor. É recomendado guardá-los em locais frescos e escuros, pois a exposição ao sol e ao calor pode danificar os ingredientes do perfume e afetar a sua qualidade.

Sempre deixe-os em pé e na embalagem original para manter a vedação adequada e evitar que ele evapore. Evite transitar o perfume entre variações de temperatura muito grandes e deixá-lo perto de áreas úmidas como o banheiro, pois a umidade pode danificar os ingredientes.

Lembre-se que os perfumes possuem uma vida útil limitada, então não fique muito tempo sem usá-los, pois mantê-los guardados por muito tempo pode fazer com que percam a qualidade.

6. Use o perfume logo após o banho

Ao terminar de tomar banho, os poros da sua pele ainda estão abertos. Além disso, ela também está livre de sujeiras e maus odores. Tudo isso ajuda o perfume a ser absorvido melhor pela pele. 

A umidade também deixa a pele mais hidratada e cria uma espécie de camada base que a ajuda a intensificar a fragrância do perfume. Além disso, você evita que tenha menos interferência de outros produtos ao aplicar o perfume logo após o banho.

7. Aplique o perfume em camadas

Quando falamos para aplicar perfume em camadas, queremos dizer para você usar produtos que sejam da mesma linha. É comum atualmente encontrar sabonetes, hidratantes, óleos corporais e perfumes que seguem as mesmas linhas de fragrâncias. 

Desta forma, você ajuda a fixar o cheiro sem interferência e cria camadas com a fragrância. 

Mas não esqueça de fazer isso de forma equilibrada, para não causar um excesso na intensidade de perfume e cheiros.

como aumentar a durabilidade do perfume

8. Passar o perfume no cabelo é uma boa ideia

Embora possa ser uma prática comum, passar perfume no cabelo requer muitos cuidados, pois o álcool presente no perfume pode causar ressecamento nos fios. Se for fazer isso, evite a raiz dos cabelos. 

Se você utiliza fontes de calor como secador e chapinha, o uso de perfume pode causar danos químicos ao interagir com esses produtos. Por isso, se possível, evite.

O uso de perfume no cabelo também pode manchar ou afetar a coloração dos fios, principalmente se o perfume tiver corantes. Além disso, algumas pessoas podem ser alérgicas e sensíveis a alguns ingredientes do produto e isso pode aumentar ou causar irritações no couro cabeludo.

Se ainda assim, você quiser aplicar perfume no cabelo, é importante:

  • Aplicar a uma distância segura e evitar que o jato atinja diretamente os fios;
  • Não aplique diretamente no couro cabeludo para evitar irritações;
  • É melhor considerar produtos específicos para cabelo, como alguns sprays conhecidos como perfumes para cabelo.

9. Aplicar perfume na roupa ajuda a durar mais

Aplicar perfume diretamente na roupa realmente pode ajudar o cheiro a durar mais, pois a roupa retém melhor a fragrância do que a pele, já que não está sujeita ao calor e à oleosidade natural.

Assim, você também ajuda a evitar interações químicas entre perfumes que contém álcool e outros produtos de cuidados com a pele. No entanto, é necessário estar atento às manchas que o perfume pode causar às roupas.

Se você for alérgico a algum produto, mesmo que você aplique diretamente na roupa, isso pode causar sérias irritações na sua pele. 

Outro ponto de atenção é que nem todas as roupas são adequadas para aplicação de perfume diretamente. Tecidos mais leves como algodão e linho costumam reter melhor os aromas do que tecidos sintéticos.

Onde passar o perfume para durar mais?

Existem algumas áreas específicas do corpo que possuem características que podem ajudar a manter mais a fixação do perfume. Geralmente, as áreas mais quentes do corpo ajudam a fixar melhor o perfume e fazer com que ele seja liberado durante o dia:

  • Pescoço;
  • Atrás das orelhas;
  • Parte interna dos cotovelos e joelhos;
  • Pulsos;
  • Tornozelos;

Você também pode passar uma pequena quantidade de perfume em lenços e cachecóis, caso utilize, para que o cheiro permaneça enquanto você estiver com as peças de roupa.

Lembre-se de não exagerar demais na aplicação do perfume para que não se torne enjoativo. Outra coisa importante é saber escolher o tipo de perfume para o momento certo. Afinal, alguns são mais indicados para o dia, enquanto outros, para os períodos noturnos.

Artigos relacionados sobre Dicas de aroma