pode usar perfume vencido

Pode usar perfume vencido ou faz mal? Confira!

Você tem um perfume que ama muito mas ele não é mais fabricado e já saiu da validade? Ou simplesmente ainda tem um frasco cheio o suficiente mas a data de validade já venceu e a sua dúvida é: posso continuar usando? 

A seguir, a gente tira todas as suas dúvidas a respeito de perfumes vencidos!

É verdade que o perfume não vence?

Os perfumes podem não vencer tão facilmente quanto outros tipos de cosméticos. Porém, isso não quer dizer que não possam perder sua potência ao longo do tempo, principalmente se não forem armazenados de forma correta. 

Além da forma de armazenamento, outros fatos contribuem para a vida útil dos perfumes: composição e frequência de uso. Alguns tipos possuem um nível de concentração de fragrância maior que outros. 

Embora a maioria das embalagens não possua uma data de validade impressa, é costume considerar que um perfume é válido por algum tempo depois da abertura do frasco. Geralmente, é considerado o período de 12 meses.

Mas isso é apenas uma orientação. Muitos perfumes podem ser usados depois desse período ainda, desde que estejam guardados corretamente.

Quanto tempo pode usar perfume vencido?

Como dissemos anteriormente, perfumes não costumam ter datas de validade impressas e é comum considerar um período de 12 meses de validade. No entanto, a ANVISA (Agência Nacional de Segurança Sanitária) determina que a validade dos perfumes é de até 5 anos após a data de fabricação.

Você pode usá-lo enquanto a fragrância e potência estiverem boas. Pois esta data de validade pode variar tanto para mais quanto para menos. É possível também verificar a data de fabricação no rótulo, onde costuma haver o símbolo de um frasquinho de perfume com a data ao lado.

posso usar perfume vencido

O que acontece se usar perfume vencido?

O mais comum é você perceber que o perfume perdeu sua potência ou a fragrância que costumava ter. Pode até mesmo perceber mau odor no frasco! Além disso, a sua fixação e duração também diminuem.

O mais grave que pode ocorrer são alergias e infecções na pele. Afinal, existem produtos químicos presentes na composição dos perfumes que podem se deteriorar ao longo do tempo e irritar a pele, causando coceira, vermelhidão e até mesmo erupções cutâneas.

Alguns casos raros podem até incluir reações alérgicas graves, como anafilaxia e problemas respiratórios como asma e bronquite. Por isso, a qualquer sinal de que seu perfume não está mais bom e fora da validade, troque imediatamente para um novo e não corra riscos.

Como saber se o perfume está ruim?

Saber se um perfume está ruim não é tão difícil, pois a primeira coisa que você irá perceber, é alteração no cheiro! Ao invés de um bom aroma, você sentirá um cheiro rançoso e estranho.

A intensidade da fragrância é outro ponto de atenção. Se estiver fraca, quer dizer que alguns componentes como óleos essenciais, por exemplo, acabaram se deteriorando com o tempo.

O cheiro de álcool também é clássico quando um perfume fica ruim! Se o cheiro estiver muito forte, é melhor procurar um novo perfume. A maioria dos perfumes é incolor, porém você pode perceber alterações de cor ao longo do tempo. Se isso acontecer, quer dizer que o perfume se deteriorou.

Você também pode perceber que o perfume se tornou camadas ou que formou pequenos grânulos. Então é hora de jogar fora e ter um novo!

Não esqueça que deixar o frasco de perfume exposto à luz solar e ao calor excessivo pode fazer com que o perfume se deteriore mais rapidamente. Sempre deixe-o em local escuro, porém arejado.

Como manter o aroma do perfume por mais tempo?

A primeira coisa que você precisa saber para manter o aroma do seu perfume por mais tempo é bem simples e já falamos anteriormente: armazená-lo de forma correta.

No entanto, outros cuidados também são importantes:

  • Deixe o vidro bem fechado após o uso, para evitar que o produto evapore;
  • Se o perfume tiver vindo junto à uma caixa, use-a para guardá-lo também, pois é uma camada extra de proteção;
  • Evite mudá-lo de locais com temperaturas muito bruscas, pois isso pode afetar a qualidade do seu perfume;
  • Também não agite o frasco antes de usar, pois isso faz com que ar entre na embalagem e cause uma certa deterioração no produto;
  • Não deixe de usar seus produtos, eles foram feitos pra isso! Guardá-los por muito tempo pode fazer com que percam a qualidade e potência e você nem ter usado direito.
perfume vencido faz mal

É verdade que os perfumes mais velhos são melhores?

A ideia de que perfumes mais velhos são melhores não é tão verdadeira assim, e, na verdade, isso vai variar muito do gosto de uma pessoa para outra. 

Alguns perfumes mais antigos podem ser mais complexos e refinados, pois os ingredientes possuem mais tempo para se misturar e resultam em fragrâncias mais fortes. Porém, com o tempo, alguns perfumes podem acabar ficando passados. 

Outro ponto de atenção são as formulações antigas contra as novas. As composições podem mudar ao longo do tempo, seja por preferência do mercado, regulamentação de ingredientes e modificações feitas pelos próprios fabricantes. Ou seja: a formulação de um perfume antigo pode ser totalmente diferente de uma nova, que pode ser melhor ou inferior.

Então, não podemos resumir a qualidade de um perfume apenas por sua idade. Isso depende muito mais de fórmulas, ingredientes, marca e até mesmo preferências pessoais. 

Porém, se você é fã de perfumes mais refinados e complexos, pode apostar em perfumes mais velhos. No entanto, não esqueça de verificar se ainda possui qualidade. E claro, não deixe de experimentar novas fragrâncias. Vai que você encontra uma nova favorita?

Artigos relacionados sobre Dicas de aroma